Meios de transporte em Cuba (com preços!)

Ainda que Cuba não seja um país muito extenso, viajantes de duas semanas costumam tecer sua rota pela zona mais próxima de Havana, chegando tão longe quanto Trinidad. Para quem tem pelo menos um mês, a parte oriental do país é uma possibilidade mais concreta, sendo possível conhecer desde a capital até Santiago de Cuba, do outro lado da ilha. Aeroportos existem espalhados pelo país; viajar por terra segue sendo a maneira mais barata de operacionalizar a jornada.

As opções são diversas: de ônibus turísticos até caminhões, cabem até nos orçamentos mais apertados – seguindo a lógica de que quem procura, acha. Buscando tornar mais palpável a idéia de quão barato pode ser viajar por Cuba (surpreendentemente e contra tudo que me diziam), minha experiência com transporte entre cidades se resume aqui. Mas atenção: por mais que haja uma lógica para o funcionamento de tudo no país, não há regra. O que eu vi como mais barato pode não ser quando você perguntar. Por isso, por via das dúvidas, sempre… pergunte! Os cubanos não se incomodam em serem abordados e adoram o Brasil.

Importante: os preços aqui listados estão em CUC ou CUP (atenção à moeda que é informada para cada transporte!) Você verá as duas moedas circulando no país, e a maioria de suas compras será em CUC. O valor do CUC é quase equivalente ao do dólar (valendo 1 CUC 0,9 dólar) e 1 CUC vale 25 CUP. Esses valores foram pagos em janeiro de 2017.

Ônibus Viazul
São quase ônibus turísticos. Não são exclusivos para turistas, e uma vez ou outra você vai dividir o assento com um cubano, mas via de regra esse ônibus será povoado apenas por estrangeiros. São confortáveis, tem ar condicionado e não costumam se atrasar.
Preços
Havana – Santa Clara – 18 CUC
Havana – Trinidad – 25 CUC
Havana – Santiago de Cuba – 50 CUC
Trinidad – Viñales – 37 CUC
Havana – Viñales – 12 CUC

Ônibus nacional
Não são permitidos para turistas. São ônibus utilizados pelos cubanos para distâncias mais largas, entre cidades.

“Guagua” – ônibus comum
Utilizado principalmente para distâncias mais curtas, como ônibus de linha comuns, em Cuba são conhecidos como guagua. Utilizamos dentro de Havana (fale com cubanos de sua Casa Particular ou com pessoas nas ruas – especialmente as que têm algum negócio simples no local e conhecem o bairro) e em Cienfuegos, para chegar na praia.
Preço
Dentro de Havana pagamos 1 peso nacional e para a praia de Cienfuegos, 25 (ou 1 CUC).

fb_img_1485872951430

Um guagua revolucionário.

Caminhão
Ah, os caminhões…. minha opção preferida de todas! Normalmente saem da frente das estações de ônibus. É difícil encontrar informações certeiras adiantadas sobre de onde vem e para onde vão, ou seja: o melhor que se pode fazer é ir até o local de onde eles saem e perguntar pelo seu destino – na pior das hipóteses, você vai ter que recorrer a uma das outras opções aqui listadas.
Não são confortáveis, não são certeiros, são lentos. E fazem parte daquela caixinha de maravilhas que é mochilar. Você vai ser o único estrangeiro no caminhão (a menos que tenha vindo acompanhado, claro), vai viajar num banco duro de madeira ou de pé, segurando sua mochila próxima do corpo. Romantizando um pouco a história, pelo menos vai poder sentir o vento em seus cabelos enquanto admira a paisagem.
Preço
20 CUP de Santa Clara a Cienfuegos

dsc01302

Que dói o pé eu não nego, mas faz um bem pro bolso…

Hacer dedo – caronear
Fica a dúvida sobre a eficiência de caronear em Cuba. É muito comum que os cubanos esperem na beira da estrada, com o braço estendido segurando dinheiro, até que um motorista pare para levá-los na direção que precisa ir. Portanto, o ato de pegar alguém na beira da estrada costuma ser remunerado.
Conheci um holandês, filho de mexicana, que estava viajando quase sem dinheiro por Cuba. Ele contou ter tido sucesso caroneando na beira da estrada. Como todo transporte em Cuba, as experiências são distintas, e não pretendo com essa postagem te limitar de qualquer maneira!

Táxi colectivo
Taxis coletivos lhe serão ofertados o tempo todo, não importa onde você esteja. São carros compartilhados para se locomover entre cidades: se você viaja com uma amiga, por exemplo, vão encontrar mais duas pessoas para dividir a jornada.
Aqui, por mais que os preços estejam relativamente tabelados (não há muita diferença nos valores ofertados pelos taxistas), é possível negociar. Realmente, são valores altos a se pagar; alguns taxistas com sentimento de irmandade latinoamericana se compadeciam com como argumento de que nós não ganhamos em euros nem em dólares, e assim era possível pagar um pouco menos.
Se de Cuba se espera conhecer um outro sistema (que será visto, não se preocupe), os taxistas são a maior personificação do capitalismo que será encontrado. A oferta constante e insistente vai começar a te aborrecer, e seu orçamento mochilero vai se entristecer com a impossibilidade de encaixar algumas viagens na sua rota.
Acabam sendo a única opção em momentos que não se consegue caminhão (feriados ou finais de semana) ou que os ônibus Viazul estão cheios.
Preços
Cienfuegos – Trinidad: 30 cuc (divididos por 5 pessoas)

Parece um luxo andar nesse carro azul… até que a bateria morra no meio da estrada.

Cajataxi
Cajataxis são carros um pouco mais compridos, com uma fileira a mais de acentos. Esses carros cobram um preço fixo pelas viagens que realizam e normalmente saem das mesmas estações de ônibus de onde saem os caminhões.
Preço
Santa Clara – Cienfuegos: 5 cuc por pessoa

Comparação de preços
Havana – Santa Clara
Táxi particular: 200 – 150 CUC (dividido pelo número de passageiros)
Viazul: 18 CUC
Caminhao: 20 CUP

Santa Clara – Cienfuegos
Táxi particular: 25 CUC (dividido pelo número de passageiros)
Viazul: 13 CUC
Cajataxi: 5 CUC por pessoa
Caminhao: 20 CUP

Saí de Havana com dois argentinos rumando à Santa Clara. Sabíamos onde pegar o caminhão, mas um problema que não havíamos calculado: dia 1 de janeiro (quase) ninguém trabalha. Bueno, a opção mais barata estava descartada. Tentamos pegar os ônibus nacionais, obviamente sem sucesso, e não conseguimos negociar táxis particulares por um preço minimamente acessível. Nos sobrou o Viazul – que em altíssima temporada, logo depois do ano novo, só foi possível comprar na hora porque estavam colocando um ônibus extra no momento em que tentávamos comprar. Se não, apenas para dali a quatro dias. Imprevistos acontecem, importante conhecer todas as opções!

Acho que isso também vai te interessar…

banner

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s